A subscrição de negócios de seguro em Moçambique teve origem no início do século XX.
Após Moçambique ter alcançado a independência, em 1975, foi criado uma seguradora estatal, seguindo a nacionalização da infra-estrutura das seguradoras que operavam naquele período.
Infelizmente para esta nova nação, logo após a luta pela independência sucedeu imediatamente uma guerra civil longa, cruel e altamente destrutiva. E, no início de 1990, como parte da estratégia para por fim a guerra civil, o governo moçambicano iniciou um processo de reforma política e económica. No que concerne a economia, deu-se início a um processo de reorganização e abertura do comércio. Para o sector de seguro, este processo significou o fim do monopólio estatal e a abertura do mercado para o surgimento de empresas de seguro do sector privado e o restabelecimento de serviços de corretagem. Após o término do monopólio das seguradoras estatais, a função de supervisão do sector de seguro passou para o ministério das finanças.
Em 1999, o governo moçambicano aprovou o acto legislativo, criando caminho para a formação de um órgão regulador, a inspecção geral de seguros (IGS). Na reforma mais recente do enquadramento jurídico dos seguros, estendeu-se o mandato do órgão regulador, entidade que mais tarde se tornara no instituto de supervisão de seguros de Moçambique (ISSM).
Após o fim do monopólio estatal, o sector de seguro tornou-se mais requintado. Em Moçambique, o nível de penetração dos seguros ainda é muito baixo. Entretanto nos últimos cinco anos a indústria tem vindo a desenvolver-se de forma notável, sendo que existem aproximadamente 8 empresas de seguro no país.
Existem duas classes de seguro obrigatório em Moçambique.
Em primeiro lugar, é obrigatório firmar um contrato com uma empresa de seguro registada, tal como a Hollard Mozambique para seguro contra terceiros à qualquer viatura que circule em território nacional, seja estrangeira ou não. A Hollard possui uma rede de agentes autorizados que têm como função emitir o seguro para viaturas estrangeiras em todas as entradas principais de Moçambique.
Em segundo lugar, todas empresas e organizações devem possuir um seguro que cubra os funcionários contra acidentes de trabalho, em caso de acidente no ambiente de trabalho.
A Hollard Moçambique Companhia de Seguros é uma empresa de seguros Moçambicana, subsidiária da Hollard Companhia de Seguros Lda. da África do Sul, formada em 2001. A Hollard vida, neste caso a subsidiária do ramo vida da Hollard Moçambique, iniciou as suas operações em 2008, sob licença separada. Embora os negócios vida e não-vida da Hollard operem sob licenças separadas, estas empresas são administradas pela mesma equipe de gestão.
O mercado de mediação de seguros conta com mais de 40 corretoras e inumeras agências de seguro. Actualmente, a Hollard Moçambique interage com todas as 10 melhores mediadoras, e outras corretoras em crescimento.
Além da sede principal em Maputo, a Hollard Moçambique possui filiais em serviço integral nas províncias de Beira, Nampula e Tete. A Hollard Moçambique possui também uma rede de agentes em todos os postos fronteiriços principais.